Continuando, depois de um período fora, resolvi que queria moer maltes. E a primeira pergunta que se faz é: Pra que moer o malte?
Bem, fazemos isso para expor o amido e separar ele das cascas, com o intuito de favorecer as ações das enzimas sobre os componentes insolúveis do malte.
Para isso, nos utilizamos de dois tipos de equipamentos de moagem: os moinhos de rolos e os moinhos martelos. Os primeiros são utilizados quando os sistema de filtração do mosto é através da tina filtro, enquanto que moinhos martelos são utilizados quando os sistema de filtração é por filtro prensa. Para a tina filtro, as cascas do malte são aproveitadas para criar o meio filtrante do mostos, economizando equipamento e deixando de transferir os taninos das cascas para o mosto, caso em que os filtros prensas não conseguem fazer. mas por outro lado, filtros prensas dão altos rendimentos.
Os moinhos martelos não tem muita graça assim como filtros prensas (mentira) então vamos falar dos moinhos de rolos.
A moagem é composta de cascas, sêmola grossa, sêmola fina, farinha e pó de farinha. Os moinhos de seis rolos são os principais utilizados para melhor separação desses compostos. O primeiro par de rolos esmaga os grãos de malte, sem no entanto moê - los. A sêmola, as cascas e a farinha são separados por esse primeiro par de rolos. O segundo par serve para retirar das cascas parte do endosperma que está preso a elas ainda e o terceiro par moem a sêmola grossa.
Para efeitos de comparação, a composição da moagem para tinas é de; 20 - 25% de cascas, 45 - 65% de sêmolas e 15 a 25% de farinha. Enquanto para filtros prensas: 10 - 15% de cascas, 40 - 65% de sêmolas e 20 - 45% de farinha.
Existe uma relação básica entre componentes de moagem e extrato fornecido que é a seguinte:
Componentes Moagem Extrato
Cascas 15% 6%
Sêmola grossa 20% 11%
Sêmola fina 30% 33%
Sêmola fina 30% 33%
Farinha 35% 50%
Total 100% 100%
Por fim, temos que cuidar dos moinhos, verificando as distancias dos rolos, conferindo periodicamente o estado do mesmo.
Bom, por hoje é só esse post simples.
Prosit! E boas cervejas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário